10/06/2016

Idosos e gatos




A companhia de animais domésticos pode melhorar a qualidade de vida dos idosos. 

Assim como os cães, os gatos também são excelentes companheiros na terceira idade, trazendo benefícios para a saúde física e mental de seu dono.

Os idosos frequentemente sentem solidão, ou porque o cônjuge já faleceu, ou porque os filhos já estão casados, e a presença de um animal no dia a dia pode ajudar a combater o isolamento e estimular a prática de atividades físicas, passeando ou brincando com seu animalzinho. 


Brincar com um gatinho eleva as taxas de serotonina - neurotransmissor que atua regulando o bom humor, o sono, o apetite e alivia a dor. Também diminui a ansiedade, proporcionando sensação de conforto e melhora do ânimo. Acariciar um gatinho traz segurança, afeto e contato sensorial, aspectos importantes para a saúde do idoso.


Pessoas com mal de Alzheimer ou outros tipos de perda de memória sentem-se satisfeitos em interagir, cuidar e alimentar os animais. Isso lhes dá um novo senso de identidade e propósito.

No Brasil, os animais têm sido utilizados na prática de Terapia Assistida por Animais (TAA). “Por meio da convivência com animais, os idosos conseguem colocar seus sentimentos para fora”, explica a psicóloga especialista em comportamento animal, Kátia Regina Aiello.



Sendo assim, como já está comprovado pela ciência que quem convive com animais é mais feliz, saudável e vive mais, que tal um gatinho para acompanhar sua velhice? Pesquisas mostram que proprietários de gatos têm um terço menos risco de virem a sofrer ataques cardíacos, devido à habilidade dos gatos em reduzir o estresse e a ansiedade de seus donos.  (Pesquisado na net)






Um comentário: