19/04/2013

Gatos Idosos


Nosso gatinho Xaninho está com 17 anos, meio doentinho, mas ainda amoroso e querido de todos aqui em casa. Após um tratamento veterinário contra fungos e problemas de estômago, anda melhor e mais disposto, com o pelo mais bonito. É difícil vermos nossos amados bichinhos envelhecendo e perdendo sua vitalidade, por este motivo fiz este tópico sobre os gatos idosos. 

Este é o Xaninho, nosso gatinho mais velho


A média de vida dos gatos varia de 10 a 15 anos. Um gato de 12 anos equivale a um humano de 60 anos e já é considerado um gato idoso.  Há gatos que vivem 20 anos ou mais, no entanto isso não é comum. Segundo o Guinness Book, o gato mais longevo viveu 34 anos.

Os cuidados com o gato idoso podem prolongar a vida e a saúde do animal. Mais atenção, mais afago, farão com que ele se sinta amado e querido. Isso certamente irá repercutir na saúde e no aumento da qualidade de vida do bichano na velhice.


Alterações de comportamento

Os gatos mudam bastante de comportamento quando envelhecem: diminuem a atividade, têm sonos mais curtos, podem ficar obesos pela falta de exercício, os olhos e ouvidos começam a falhar.

Os lapsos de memória são comuns, por isso às vezes podem ficar desorientados. A perda da capacidade de usar a caixa de areia é comum. O pelo fica mais seco, os fios tornam-se mais grossos e já não cuidam com tanto cuidado da pelagem como costumavam fazer. Nota-se também o crescimento das unhas, pela redução da atividade. 

A capacidade de lidar com o stress diminui, o que pode desencadear um pouco de irritação e agressividade. Viagens são pouco toleradas, assim como qualquer outra mudança de rotina. 

Facilite a vida de seu querido bichano colocando a ração e água em local mais baixo e acessível, pois ele estará com menos flexibilidade. 


Alterações da saúde

Alguns problemas de saúde comumente observados em gatos idosos incluem: hipertireoidismo, insuficiência renal crônica, hipertensão sistêmica, cancro, diabetes mellitus, doença inflamatória intestinal, doenças cardíacas e dentárias. 

Além das visitas mais frequentes ao veterinário ( a partir dos 10 anos o exame deve ser feito duas vezes por ano), existem dietas especiais para gatos idosos, de acordo com o problema que possam vir a apresentar. 


(Pesquisado na Net)





4 comentários:

  1. Oi Helen,

    Acabei de adotar uma gatinha!
    Ela tem entre 3 a 5 anos, foi encontrada abandonada em uma casa, após ter dado cria.
    Uma coisa meiga que só, estou fazendo os exames e tratando eventuais probleminhas de saúde, providenciando vacinas e etc...
    Nunca tive gatos e tenho uma cachorrinha, estou descobrindo o mundo dos felinos encantada...
    Adorei seu post, vou ficar atenta para quando ela ficar idosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, tenho certeza de que sua gatinha vai lhe dar muito carinho e vai alegrar sua casa. As gatinhas são muito meigas, mesmo, eu tenho uma que também foi abandonada e está comigo há 11 anos, é quase idosa também.

      Abraços e bom fim de semana.

      Paz e Luz

      Excluir
  2. Oi, eu sou novo aqui, andei pesquisando sobre gatos pq adotei um gatinho que uma mae abandonou no meu quintal, ele tava na chuva, meu coracao apertou e botei pra dentro de casa. Nao tinha caixa aqui em casa a nao ser aquelas caixas onde se transporta pizza, forrei com uma camisa e ele dormmiu a noite toda. Porem nao se alimentou, e ele ta muuuito novinho, ja abre os olhos e da alguns passos. Tentei de varias formas dar leite pra ele, porem sem sucesso. Encontrei um recipiente de dipirona, aqueles de plastico com conta-gotas, lavei bem e botei leite dentro, tentei, tentei e tentei dar o leite pra ele ontem e nada. Hoje ele tava chorando, e eu vi a mae dele pelo quintal, deixei ele com ela pra ele mamar, mas ela sumiu com ele, fiquei muito triste. Quando cheguei agora a pouco do trabalho, ouvi ele chorando dentro de uma churrasqueira desativada que tem aqui no quintal, trouxe ele pra dentro de casa, fiz um novo leite, amornei e deixei levemente adocado, coloquei no vidrinho de dipirona e depois de muita relutancia consegui dar todo o leite pra ele, e ele nem chorou! Depois eu fiz um pouco de carinho e ele dormiu. acho que ja ta ate se acostumando comigo, rsrs. Queria compartilhar minha historia com vcs, se poderem me dar dicas de como cuidar dele eu agradeco, eh meu primeiro bichano :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriel. Puxa vida, só agora vi seu comentário, perdoe-me, fiquei muito tempo sem movimentar esse blog. Acho que é um pouco tarde pra dar dicas sobre como cuidar do seu gatinho, ele já deve estar grandinho a essa altura, mas de qualquer forma, aí vai. Só tive uma experiência de asilar gatinhos recém-nascidos porque a mãe deles morreu ao dar a luz. Foi muito difícil, é preciso paciência e eu usei uma seringa de injeção (sem agulha) para dar o leite (dissolvi com um pouco de água). Eles mamam a cada duas horas, no mínimo, quando muito novinhos. Eu revezei com a minha nora e meu filho, de dia e de noite para podermos alimentá-los. Depois minha nora levou pra casa dela e continuou esse processo lá até eles poderem se alimentar sozinhos. Mas vale a pena, porque eles ficam tão amorosos com a gente, quando isso acontece. Tomara seu gatinho esteja bem, dê um retorno pra gente saber.

      Grande abraço,

      PAZ e LUZ

      Excluir