13/03/2010

Na companhia dos artistas


O gato não tem sido visto apenas como caçador de ratos. Esopo, Fedro, Cícero, entre os antigos, escreveram sobre êle. Beaudelaire comparou seu pelo macio ao corpo da mulher amada. Hemingway viveu em Havana na companhia de 50 gatos e transformou um deles - Bose - num personagem forte e inesquecível de As Ilhas da Corrente - o companheiro solidário e silencioso de um artista a viver momentos de solidão e angústia.


Eles gostam do silêncio das bibliotecas, dos estúdios com suas mesas abarrotadas de papel e do ruído dos teclados. Dormem com profundo prazer sobre a capa dos livros. Os trabalhadores literários amam verdadeiramente a companhia dos gatos.

O historiador francês Taine escreveu: "conheci muitos pensadores e muitos gatos, mas a sabedoria dos gatos é infinitamente superior."

Theophile Gautier disse que "Deus criou o gato para dar ao homem o prazer de acariciar um tigre".

É extensa a lista dos compositores influenciados pelos gatos. Scarlatti compôs a Fuga del Gatta, Rossini o Duetto Buffo dei due Gatti, Ravel um dueto entre gatos em L'enfant et les Sortiléges. Tchaikovsky, Grieg, Jules Massenet também deixaram obras inspiradas nos gatos. Por coincidência, uma das características dos felinos é a sua sensibilidade à música, que os faz especialmente tranquilos e propensos a um sono imediato.

Obras primas da pintura têm os gatos como tema. Da Vinci tem A Virgem do Gato, Albrecht Dürer pintou um gato a lamber os pés de Eva, Jean Antoine Watteau o imortalizou em seu quadro O Gato Doente. Veronese, Rubens, Bosh, Brueghel, Rembrandt, Tintoretto, todos lhe renderam homenagem fascinados com a sua beleza. Da mesma forma que os modernos Delacroix, Renoir, Courbet, Gauguin e Picasso. Edouard Manet, que os pintou com paixão, costumava observá-los na rua, olhando-os durante horas seguidas debruçado na janela de sua casa.

(arte de Claude Théberge)



(texto de Celso Japiassu, extraído do site Cultura e Comportamento)



Nenhum comentário:

Postar um comentário