01/12/2009

Gatos: Carinhosos e Independentes




Ocupam menos espaço, são mais econômicos e muito higiênicos. Descubra todas as vantagens do gato e não hesite em adotá-lo como bichinho de estimação.
Quando levar um gatinho para casa?

O gato é um bicho de estimação que encontra dentro de casa um habitat adequado para suas necessidades vitais. Os felinos domésticos gostam de tranqüilidade, e são mais propensos ao repouso do que à ação. Independentes e solitários, também têm suas necessidades higiênicas, alimentares e afetivas. Se você ainda não teve a gostosa experiência de conviver com um gato, pode seguir algumas orientações úteis para curtir sua companhia. Aos dois meses de vida, um filhote já pode ser desmamado e alimentar-se de maneira auto-suficiente; em vinte e quatro horas, consegue adaptar-se à nova vida e esquecer por completo seu habitat anterior. A viagem para o novo lar pode ser feita dentro de qualquer caixa arejada, ou em caixas especiais para transporte.



Novo Lar

Uma boa idéia durante as primeiras horas na sua casa é oferecer um prato com comida, por exemplo leite ou carne moída. Em seguida, você já pode brincar com ele ou fazer um pouco de carinho. Deixe o gato passear por onde quiser, porque é sua maneira de reconhecer o ambiente e fazer parte dele. Durante as primeiras semanas de adaptação, tome cuidado para ele não escapar quando você abrir a porta de entrada; faça-o somente quando o gato estiver habituado ao novo território, deixe-o sair, mas sempre sob vigilância. Providencie uma coleira com identificação. Além disso, não devem faltar brinquedos para estimular a atividade física, além de uma superfície para arranhar. Para evitar acidentes fatais, as portas de varandas e as janelas altas devem permanecer fechadas.


Cama e banho

O novo mascote precisa ter seu próprio cantinho, que deve ser preparado com antecedência, senão ele toma conta dos outros territórios da casa. Você pode usar caminhas sofisticadas vendidas nos pet shops, ou uma simples caixa de madeira, com paredes de 20 a 30 cm de altura forradas de tecido e uma almofada macia no fundo. Outra qualidade do gato é que ele é muito higiênico. Uma caixa com granulado sanitário (facilmente encontrado à venda) é suficiente para ele fazer suas necessidades; o gato nem precisa ser ensinado, porque naturalmente prefere enterrar suas fezes. Além disso, ele se encarrega da própria limpeza e você não precisa dar banho. Os veterinários apenas recomendam uma tosa periódica para as raças de pêlo longo.

Fonte: Site Discovery Home&Health-Brasil

2 comentários:

  1. Que lindos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaaaaaaaaddddddddddddddpoooooooooorrrrrrrrreeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir