27/11/2013
Casinha sustentável para seu gatinho
Quer fazer uma casinha para o seu gatinho, fácil, aconchegante e reaproveitando o que você tem aí na sua casa?
Siga as instruções aqui:
http://www.atitudessustentaveis.com.br/casa-e-decoracao/faca-voce-mesmo-casinha-de-gato/
21/11/2013
29/06/2013
Ode ao Gato
Tu e eu temos de permeio
a rebeldia que desassossega,
a matéria compulsiva dos sentidos.
Que ninguém nos dome,
que ninguém tente
reduzir-nos ao silêncio branco da cinza,
pois nós temos fôlegos largos
de vento e de névoa
para de novo nos erguermos
e, sobre o desconsolo dos escombros,
formarmos o salto
que leva à glória ou à morte,
conforme a harmonia dos astros
e a regra elementar do destino.
José Jorge Letria
06/06/2013
Artistas, arteiros e seus gatos
Tenho visto tantas obras de arte retratando os felinos, ultimamente, que achei que mereceriam o devido destaque neste blog. O amor pelos gatos e a beleza estética que esses animais têm são largamente retratados nas pinturas de inúmeros artistas. Aqui vão três exemplos:
Retrato de Suzanne Bloch e seu gato (Pablo Picasso, 1904) |
Moonshine e Moe (Kim Starr) |
22/05/2013
Índice Big Cat
Já ouviu falar do Índice Big Cat?
Após a criação do Índice Big Mac, que mede o grau de valorização ou desvalorização de uma divisa em relação ao dólar americano, comparando o preço do famoso lanche nos Estados Unidos com o preço do mesmo lanche no país com o qual se queira medir a moeda, agora surge o Índice Big Cat.
O Índice Big Cat é um indicador de progresso baseado na população de felinos domésticos. A expansão e o enriquecimento das cidades e as mudanças demográficas fizeram com que o número de felinos crescesse aceleradamente em vários países. Nos Estados Unidos, na França e na Alemanha, a população de gatos já é maior que a de cães. No Brasil, a virada deve ocorrer daqui a dez anos, pelos cálculos da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). (Revista Veja)
http://www.hojeemdia.com.br/minas/big-cat-gatos-viram-indicador-de-riqueza-pelo-mundo-1.86032
19/04/2013
Gatos Idosos
Nosso gatinho Xaninho está com 17 anos, meio doentinho, mas ainda amoroso e querido de todos aqui em casa. Após um tratamento veterinário contra fungos e problemas de estômago, anda melhor e mais disposto, com o pelo mais bonito. É difícil vermos nossos amados bichinhos envelhecendo e perdendo sua vitalidade, por este motivo fiz este tópico sobre os gatos idosos.
Este é o Xaninho, nosso gatinho mais velho |
A média de vida dos gatos varia de 10 a 15 anos. Um gato de 12 anos equivale a um humano de 60 anos e já é considerado um gato idoso. Há gatos que vivem 20 anos ou mais, no entanto isso não é comum. Segundo o Guinness Book, o gato mais longevo viveu 34 anos.
Os cuidados com o gato idoso podem prolongar a vida e a saúde do animal. Mais atenção, mais afago, farão com que ele se sinta amado e querido. Isso certamente irá repercutir na saúde e no aumento da qualidade de vida do bichano na velhice.
Alterações de comportamento
Os gatos mudam bastante de comportamento quando envelhecem: diminuem a atividade, têm sonos mais curtos, podem ficar obesos pela falta de exercício, os olhos e ouvidos começam a falhar.
Os lapsos de memória são comuns, por isso às vezes podem ficar desorientados. A perda da capacidade de usar a caixa de areia é comum. O pelo fica mais seco, os fios tornam-se mais grossos e já não cuidam com tanto cuidado da pelagem como costumavam fazer. Nota-se também o crescimento das unhas, pela redução da atividade.
A capacidade de lidar com o stress diminui, o que pode desencadear um pouco de irritação e agressividade. Viagens são pouco toleradas, assim como qualquer outra mudança de rotina.
Facilite a vida de seu querido bichano colocando a ração e água em local mais baixo e acessível, pois ele estará com menos flexibilidade.
Alterações da saúde
Alguns problemas de saúde comumente observados em gatos idosos incluem: hipertireoidismo, insuficiência renal crônica, hipertensão sistêmica, cancro, diabetes mellitus, doença inflamatória intestinal, doenças cardíacas e dentárias.
Além das visitas mais frequentes ao veterinário ( a partir dos 10 anos o exame deve ser feito duas vezes por ano), existem dietas especiais para gatos idosos, de acordo com o problema que possam vir a apresentar.
(Pesquisado na Net)
26/03/2013
Pensão Familiar
Jardim de pensãozinha burguesa.
Gatos espapaçados ao sol.
A tiririca sitia os canteiros chatos.
O sol acaba de crestar as boninas que murcharam.
Os girassóis
amarelo!
resistem.
E as dálias, rechonchudas, plebeias, dominicais.
Um gatinho faz pipi.
Com gestos de garçom de restaurant-Palace
Encobre cuidadosamente a mijadinha.
Sai vibrando com elegância a patinha direita:
- É a única criatura fina na pensãozinha burguesa.
(Manuel Bandeira - Petrópolis, 1925)
Assinar:
Postagens (Atom)