(Aristides - foto by Goonie)
Os gatos siameses têm pelagem curta e coloração mais escura nas extremidades do corpo. O gato com pedigree é esguio, com o corpo longo e esbelto, diferente do comumente chamado de siamês no Brasil, devido a sua coloração, que é mais roliço. Seu pêlo é fino, curto e lustroso. A forma tradicional do siamês é a “máscara de foca”, pontas castanho-escuras contrastando com o corpo castanho-claro. Outras cores incluem “pontas chocolate” e “pontas azuis”. As pontas escurecem com a idade, portanto siameses jovens apresentam pontas mais claras. Possui um temperamento forte e exige muita dedicação e compreensão do dono. Sua cauda é afilada.
(Aristides - foto by Goonie)
Essa é uma das raças mais populares no Brasil. O gato da raça siamês encanta com seus olhos azuis e comportamento amável. Possui muita energia e necessita de espaço para correr e brincar, é bastante afetivo e ciumento. Suas pernas são longas e finas, e as traseiras são mais compridas que as dianteiras, suas patas são ovais e pequenas. É uma raça muito elegante. Suas orelhas são grandes e a cabeça triangular.
Originária do Sião, atual Tailândia, a raça foi durante séculos criada e protegida dentro de templos. Exemplares da raça eram dados como presente a visitantes ilustres pela família imperial, foi essa a forma de disseminação da raça pelo mundo.